Educação Jurídica

29/03/23

  • Aulas e conferências

Ampliação do acesso à banda larga e da inclusão digital no Brasil

02 de dezembro de 2021 Workshop Setorial – Ampliação do acesso à banda larga e da inclusão digital no Brasil Ofertado pela ADVISIA e o Ministério da Economia Palestrante: Fernando Facury Scaff

28/03/23

  • Aulas e conferências

O papel transformador da Educação

20 de outubro de 2021 II Encontro de Pós-Graduação da USP – “Uma Sociedade em Transformação” Painel: O papel transformador da Educação Palestrante: Fernando Facury Scaff Acesso a programação completa do evento: site

19/12/22

  • Publicações na mídia

O debate sobre o valor venal como base de cálculo do ITBI e do IPTU

12 de dezembro de 2022 Por Fernando Facury Scaff   O artigo 156, CF, determina competir aos municípios instituir imposto sobre transmissão “intervivos”, a qualquer título, por ato oneroso, de bens imóveis, por natureza ou acessão física, e de direitos reais sobre imóveis, exceto os de garantia, bem como cessão de direitos à sua aquisição. Uma polêmica recente surgiu com a decisão do STJ, no Tema Repetitivo 1.113, cujo relator foi […]

05/09/22

  • Capítulos de livros

A desoneração das exportações e a compensação da Lei Kandir

SCAFF, Fernando Facury; SILVEIRA, Alexandre Coutinho da; ATHIAS, Daniel Tobias. A desoneração das exportações e a compensação da Lei Kandir. In: 30 Anos da Constituição do Estado do Pará: Histórico, Análise e Perspectiva. Rio de Janeiro: Lumen Juris Direito, 2022. Organização de: César Mattar Jr.; Jeferson A. F. Bacelar; Milton Nobre; Raimundo Santos. Coordenação de: Jeferson A. F. Bacelar; Frederico A. L. de Oliveira.

25/04/22

  • Capítulos de livros

Educar através do direito financeiro e do direito público para a cidadania

SCAFF, Fernando Facury. Educar através do direito financeiro e do direito público para a cidadania. In: BUCCI, Maria de Paula Dallari; SOUZA, Rodrigo Pagani de (orgs.). O ensino jurídico no bicentenário da independência. São Paulo: D’Plácido, 2022. p. 197-200.

25/04/22

  • Capítulos de livros

Prefácio

SCAFF, Fernando Facury. Prefácio. In: LIMA, Rodrigo Medeiros de. Regras fiscais e o controle quantitativo da dívida pública federal no Estado Democrático de Direito. São Paulo : Blucher, 2021.

25/04/22

  • Aulas e conferências

Metodologia de pesquisa dogmática

25 de março de 2022   1ª Semana de Recepção à Pós-Graduação PPGD – FD-USP   Participação: Professor Titular Fernando Facury Scaff Professor Associado Luciano Anderson de Souza

17/12/21

  • Livro organizado, 
  • Livros

Revista da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – v. 116 n. 1 (2021)

Revista da Faculdade de Direito, Universidade de São Paulo, Edição especial comemorativa dos 50 anos da Pós-Graduação em Direito no Brasil e na USP v. 116, n. 1, p. 1-446, 2021   Conselho Executivo: Ana Elisa Liberatore S. Bechara Enrique Ricardo Lewandowski Fernando Dias Menezes de Almeida Fernando Facury Scaff

16/12/21

  • Referências acadêmicas

Grupo de Trabalho da Pró-Reitoria de Pós-Graduação

04 de novembro de 2021 Grupo criado para estudar a viabilidade de implementação institucional de ações afirmativas pré-ingresso na Pós (cursos informativos e preparatórios para grupos vulneráveis). Composto por: – Ana Elisa Liberatore Silva Bechara (FD) – Coordenadora – Fabiana Cristina Severi (FDRP) – Fernando Facury Scaff (FD) – José Sérgio Fonseca Carvalho (FE) – Leandro Fontes Correa (PROLAM) – Rodrigo Silva Santos (IP) – Wellington Zangari (IP)

19/10/21

  • Aulas e conferências

Experiências de inclusão na pós-graduação

30 de setembro de 2021 1º Seminário EACH/USP sobre Ações Afirmativas na Pós-Graduação   Promoção: Comissão de Pós-Graduação (CPG) da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP) Organização: Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais (PPGEC)/EACH/USP: http://e.usp.br/is1 Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas (PMGPP) /EACH/USP: http://e.usp.br/is2 Programa de Pós-Graduação em Mudança Social e Participação Política (ProMuSPP)/EACH/USP: http://e.usp.br/iqr Mesa 2 – Experiências de inclusão […]